Aqueles que optarem por quitar o imposto em cota única terão direito a um desconto de 5%, desde que o pagamento seja efetuado até o dia 31 de janeiro de 2025. Para facilitar ainda mais, é possível realizar a emissão do boleto de pagamento diretamente no site da Sefaz, acessível pelo endereço eletrônico fornecido no informe oficial.
Além da opção de pagamento único, existe a possibilidade de parcelamento em até seis vezes mensais. Neste caso, entretanto, é necessário que cada parcela tenha o valor mínimo de R$ 100,00. Vale destacar que os participantes do programa Nota Fiscal Cidadã, cadastrados até o último dia útil de dezembro de 2024, também poderão usufruir do desconto de 5% caso decidam pela modalidade parcelada.
O calendário estipula datas-limite de acordo com os finais das placas dos veículos para o pagamento da cota única sem desconto ou da primeira parcela. As placas com finais 1 e 2 têm até 28 de fevereiro; 3 e 4, até 31 de março; 5 e 6, até 30 de abril; 7 e 8, até 30 de maio; e 9 e 0, até 30 de junho. Também é importante ressaltar que o pagamento da renovação do licenciamento anual, que deve ser realizado junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), deve seguir os prazos estabelecidos para a cota única do IPVA.
Finalmente, para aqueles que desejam obter informações adicionais ou consultar a tabela de valores médios de mercado para veículos usados, que serve de base para o cálculo do imposto, a Sefaz disponibilizou tais detalhes tanto em sua publicação oficial quanto em outro link em seu site institucional. O acesso a essas informações pode auxiliar os proprietários de veículos a planejarem melhor suas finanças e cumprirem com suas obrigações tributárias dentro do prazo.