Cerca de 500 estudantes do ensino médio da rede pública estadual estarão presentes, representando 74 grêmios estudantis das redes estaduais de Maceió, Marechal Deodoro e Paripueira, que compõem a 1ª e 13ª Gerências Especiais de Educação (GEEs). A competição tem como objetivo fomentar o protagonismo juvenil e incentivar a equidade no ambiente escolar.
A superintendente da Rede Estadual de Educação, Dileusa Costa, ressalta a importância da gincana como um estímulo para que os alunos contribuam de maneira efetiva com a gestão da escola, construindo um ambiente democrático e inclusivo. Além disso, a competição também busca promover o sentimento de pertencimento à escola e trabalhar o tema do ano letivo, que é o incentivo à equidade.
O evento contará com a presença da secretária de estado da Educação, Roseane Vasconcelos, do deputado federal por Alagoas, Rafael Brito, e da secretária Especial de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino. A programação inclui atividades dinâmicas e lúdicas, como quiz, criação de mascotes e gritos de guerra, e apresentações de quadrilhas juninas.
Os estudantes gremistas serão divididos em dois grupos, A e B, com 5 equipes cada. A equipe vencedora será definida na sétima atividade, entre as equipes que ficaram em primeiro lugar nos grupos A e B. As equipes vencedoras devem escolher um estudante para participar de um quiz com quatro perguntas.
Os grêmios estudantis representam os interesses dos estudantes perante a gestão escolar, a sociedade e os movimentos estudantis, tendo voz ativa nas decisões e contribuindo com ideias, sugestões e críticas. A mobilização para a eleição dos representantes dos grêmios estudantis já teve início, com as chapas vencedoras sendo empossadas no último dia 10 de maio.