De acordo com a Seduc, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. A expectativa é de que 30 mil estudantes da rede estadual realizem as inscrições. Candidatos que obtiveram a isenção da taxa de inscrição também precisam se inscrever, enquanto os demais candidatos deverão efetuar a inscrição e pagar uma taxa no valor de R$ 85 até o dia 12 de junho.
Uma novidade desta edição do Enem é que os candidatos que são estudantes da 3ª série do ensino médio em escolas públicas e comparecerem aos dois dias de aplicação das provas receberão um incentivo de R$ 200 do Programa Pé de Meia, que será depositado pelo Governo Federal após a conclusão do ensino médio.
Para incentivar a participação dos alunos, a Seduc realizará uma série de ações por meio do Programa Professor Mentor – Meu Projeto de Vida. Entre as estratégias estão a distribuição de QR Codes com acesso à página de inscrição, estabelecimento de metas diárias de inscritos e plantões diários de apoio. Além disso, no dia 3 de junho será realizado o ‘Dia D’ para busca de estudantes que ainda não se inscreveram.
A Seduc também já iniciou os preparativos para o exame com a transmissão de aulas diárias no canal do Youtube do programa “Foca o Enem”. O programa já realizou cinco aulões, sendo três virtuais e dois presenciais. A expectativa é que a mobilização e o incentivo resultem em uma alta adesão dos estudantes da rede estadual ao Enem 2024.