A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, foi a responsável por abrir o evento, destacando a importância da união das equipes regionais. “Este é um esforço conjunto para garantir a participação dos estudantes, envolvendo professores e toda a comunidade escolar. Mais do que números, queremos que os resultados reflitam o compromisso coletivo com a qualidade da educação pública”, afirmou. Este diagnóstico busca medir o nível de proficiência dos alunos em todo o Brasil e utiliza esses resultados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O evento foi dividido em dois momentos significativos: pela manhã, houve um encontro formativo que permitiu a troca de experiências e a construção de estratégias conjuntas. No período da tarde, cada gerência recebeu orientações específicas de acordo com as particularidades de suas regiões. Diego Januário, Gerente Especial de Formação Continuada, incentivou a criatividade no desenvolvimento de atividades para engajar os alunos, propondo o uso de quizz e jogos de tabuleiro.
George Sena, da 7ª Gerência Especial de Educação, destacou a iniciativa como um marco no processo de mobilização coletiva, reforçando a necessidade de formação e engajamento para alcançar bons resultados na permanência escolar e na aprendizagem.
A Seduc enfatizou que, para o sucesso da avaliação, é fundamental garantir a participação de pelo menos 80% dos alunos. A adesão maciça é vista como essencial para a validação dos resultados, prevenindo distorções nas médias estaduais. A superação dos desafios, especialmente após a pandemia, exige dedicação e cooperação de toda a comunidade escolar.
Desde 1990, o Saeb fornece dados cruciais para o monitoramento e a melhoria das políticas educacionais no Brasil, avaliando o conhecimento dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Estes resultados, juntamente com outros indicadores, compõem o cálculo do IDEB, vital para medir a qualidade da educação nacional.