ALAGOAS – Seduc Intensifica Esforços para Alfabetização em Alagoas com Formação de Educadores e Novas Metas

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) está promovendo uma importante formação intitulada ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em Alagoas’ (CNCA), que se estende até quarta-feira, dia 26. O evento, que está acontecendo no Sebrae Alagoas, reúne articuladores estaduais e municipais dentro do Programa Escola 10 e do Criança Alfabetizada, bem como representantes de escolas estaduais que atendem os anos iniciais do ensino fundamental.

A iniciativa tem como objetivo central o fortalecimento das práticas de educação infantil e da alfabetização, além de promover a recomposição das aprendizagens. Começando no domingo, dia 23, o evento teve sua abertura oficial com discursos de autoridades e o lançamento de um e-book que compartilha práticas exitosas na educação. Uma das atividades de destaque foi um jantar dançante, proporcionando um espaço de acolhimento e integração.

Nesta segunda-feira, a programação continuou com apresentações culturais de alunos da Escola Municipal Maria Petronila de Gouveia, com a peça “Os Saltimbancos”. Esta apresentação enfatizou a importância do trabalho em equipe para o alcance de objetivos educacionais. Durante o evento, a frente de honra contou com a presença de membros da Seduc, da União dos Dirigentes Municipais de Alagoas (Undime) e do MEC, destacando-se a participação de figuras como Dileusa Costa e Hilda Linhares, do Inep.

Dileusa Costa destacou a importância do encontro como espaço estratégico para reforçar a alfabetização enquanto política pública, enfatizando o compromisso coletivo com uma alfabetização mais forte no estado. Fabiana Rocha, representando a Undime, celebrou os avanços significativos nos índices de alfabetização, que subiram 15% de 2021 a 2024.

O evento ressaltou ainda a colaboração efetiva entre União, estado e municípios como pilar para o sucesso na educação. Durante a palestra magna, Hilda Linhares destacou a importância de um olhar longitudinal sobre o currículo, ressaltando que são esses esforços integrados que trazem vida às políticas nos territórios.

A formação é um reflexo do empenho das autoridades em superar desafios educacionais e alcançar uma alfabetização eficaz e inclusiva, assegurando que mais crianças tenham acesso ao ensino de qualidade.

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