Durante o encontro, apresentaram-se as diretrizes da nova Lei nº 15.388/2026, que orienta e regula as metas e estratégias do PNE. O objetivo principal foi fortalecer o acompanhamento e o apoio estratégico às unidades educacionais, promovendo práticas de gestão eficazes e o intercâmbio de experiências.
Os profissionais envolvidos são responsáveis pelo monitoramento, orientação e articulação das ações nas escolas, visando melhorar a gestão pedagógica e administrativa. Discussões focaram na integração entre a Seduc, as GEEs e as escolas, visando aprimorar os resultados educacionais.
Elza Cavalcanti, técnica da 1ª GEE, destacou a relevância do encontro para alinhar ações e expandir conhecimentos sobre a EPT. A formação é vista como essencial para otimizar práticas e multiplicar saberes entre as unidades que oferecem educação profissional.
Cláudio Tomé, gestor da 4ª GEE, reforçou a importância desses momentos para direcionar e orientar as ações educacionais com precisão, garantindo qualidade no avanço das práticas escolares.
A formação também se alinha a ações do governo estadual destinadas à expansão da educação profissionalizante. Parcerias como a com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) buscam ampliar o acesso dos estudantes a cursos técnicos. O convênio prevê 2 mil vagas gratuitas, integrando o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que transforma recursos do pagamento de juros da dívida em investimentos na qualificação profissional dos jovens alagoanos.
