Realizado no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió, o encontro abordou a importância do transporte escolar para a rede pública de ensino. O coordenador-geral do Cecate Nordeste, Poty Lucena, destacou a relevância do projeto desenvolvido em parceria com o FNDE, que visa fornecer apoio às políticas de transporte escolar em todo o país. As atividades do centro incluem formação, assistência técnica e monitoramento dos programas de transporte escolar do FNDE.
Poty ressaltou os desafios enfrentados na gestão do transporte escolar, que vão desde o financiamento até o atendimento aos municípios e estudantes. Ele destacou o trabalho realizado por Alagoas na gestão do transporte escolar em parceria com os municípios da região. A Seduc, responsável pelo transporte de aproximadamente 75 mil estudantes da rede estadual em 94 municípios, foi uma das parceiras do evento, juntamente com a Undime-AL e a Uncme-AL.
George Paes, superintendente de Frota e Transporte Escolar da Seduc, ressaltou a importância do transporte como ferramenta para garantir o acesso dos alunos às escolas. Ele destacou o compromisso da Seduc em oferecer um serviço de qualidade para os alagoanos, enfatizando a importância do encontro como uma forma de reciclagem para os cerca de 300 condutores da rede estadual.
O evento contou com o apoio da Seduc na implantação de polos do Cecate Nordeste na região Nordeste, demonstrando a parceria entre a secretaria e o centro na busca por melhorias no transporte escolar e na educação como um todo.