ALAGOAS – Seduc Alagoas Destaca Sucesso no Combate ao Bullying com Programa Focado na Saúde Mental Estudantil



Em meio às celebrações do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, ocorrido nesta segunda-feira, 7 de abril, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas destacou os avanços significativos alcançados pelo programa Coração de Estudante. Implementado em março de 2024, este programa representa um passo crucial na promoção do bem-estar mental e da segurança dos alunos na rede estadual de ensino, tendo recebido um investimento total de R$ 4 milhões.

O Coração de Estudante conta com a contribuição vital de 60 psicólogos e 20 assistentes sociais, que, desde fevereiro, já realizaram 33 mil atendimentos. Estes profissionais são responsáveis por oferecer suporte emocional e encaminhar os alunos para serviços especializados quando necessário. Destaca-se também a distribuição de recursos didáticos e o fortalecimento das competências socioemocionais dos alunos, contribuindo para a criação de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.

Na Escola Estadual José Corrêa da Silva Titara, localizada em Massagueira, Marechal Deodoro, a presença desses profissionais fez toda diferença. A psicóloga Sandra Abreu considera essenciais as rodas de conversa, palestras e atividades educativas por ela organizadas, que têm resultado em uma significativa redução nos casos de bullying, ansiedade e depressão entre os alunos. Lucilene Rodrigues, gestora da escola, sublinhou a importância de projetos permanentes de combate à violência nas escolas, garantindo que os alunos, que passam muitas horas no ambiente escolar, se sintam acolhidos e seguros.

As ações de conscientização são amplamente percebidas pelos estudantes. Raquel Laurindo, de 16 anos, testemunhou as mudanças visíveis causadas pela presença de Sandra. Ela relata que, com a chegada da psicóloga, muitos alunos encontraram segurança para pedir ajuda e debater as questões que estavam enfrentando. Entre as atividades promovidas estão discussões sobre bullying, respeito à diversidade e a conscientização sobre o uso de cordões de identificação para alunos com Transtorno do Espectro Autista.

O compromisso da escola é que estas iniciativas sejam contínuas, assegurando que valores como respeito e consciência estejam sempre presentes na rotina escolar. Lucilene Rodrigues encerra enfatizando que a escola deve ser um lugar de aprendizado e reflexão, onde as diferenças são respeitadas e a dignidade de cada indivíduo é valorizada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo