ALAGOAS – Seduc Alagoas Abre Inscrições para Programa de Aperfeiçoamento Acadêmico nos EUA para Professores de Inglês da Rede Pública

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) anunciou a abertura das pré-inscrições para a edição 2026-2027 do prestigiado Programa Fulbright Distinguished Awards in Teaching for International Teachers (Fulbright DAI). Esta iniciativa oferece uma oportunidade única para professores efetivos de língua inglesa da rede estadual de ensino aprimorarem suas habilidades nos Estados Unidos. Os docentes interessados devem enviar suas candidaturas por e-mail à Gerência Especial de Programas e Projetos (GEPPRE) até o dia 13 de fevereiro de 2026, mencionando no assunto “FULBRIGHT-DAI 2026-2027: estou apto/a”.

O programa destina-se a professores brasileiros, não cidadãos norte-americanos, que tenham concluído a licenciatura em Língua Inglesa após 31 de dezembro de 2010. É necessário que os candidatos tenham, no mínimo, cinco anos de experiência no ensino do idioma e estejam dedicados ao ensino médio da rede pública estadual em regime de dedicação exclusiva e com o estágio probatório já completado.

A iniciativa é ideal para educadores com pouca ou nenhuma experiência internacional. Durante cerca de cinco meses, os participantes receberão formação em uma universidade dos Estados Unidos, com todas as despesas custeadas. O programa incluirá cursos sobre metodologias de ensino, liderança educacional e uso de tecnologias aplicadas à educação, além de um estágio supervisionado em escolas norte-americanas.

Entre os benefícios oferecidos estão passagens aéreas, acomodação, ajuda de custo para alimentação, seguro-saúde e cobertura de taxas acadêmicas. Os participantes também receberão orientações pré-partida no Brasil e participarão de um encerramento em Washington, D.C. Além disso, poderão adquirir laptops, materiais educacionais e desenvolver projetos financiados pelo Departamento de Estado dos EUA.

As Secretarias Estaduais de Educação poderão indicar até dois professores para a seleção nacional, que será realizada em parceria com a Comissão Fulbright e o Consed. A seleção inclui análise de mérito, comprovação de proficiência em inglês via TOEFL e entrevistas. A etapa final ocorrerá em Washington, D.C. Detalhes completos estão disponíveis em edital, que deve ser consultado pelos interessados.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo