A primeira rodada de negócios presencial exclusiva para o cooperativismo, chamada “Exporta Mais Brasil Cooperativas” está agendada para os dias 16 e 17 de maio, na sede da ApexBrasil, em Brasília. O encontro irá reunir compradores internacionais do setor de alimentação e bebidas para saúde e bem-estar, com a participação de 20 empresas brasileiras, sendo 13 delas provenientes de Alagoas.
A secretária Alice Beltrão ressaltou a importância da atuação da ApexBrasil para a economia, destacando o papel da agência em conectar compradores estrangeiros com produtores nacionais e promover oportunidades de exportação. Ela enfatizou a relevância da agricultura familiar na oferta de produtos seguros, frescos e saudáveis.
O secretário-executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, explicou que o trabalho da Sedics visa fortalecer o cooperativismo e promover os produtos das cooperativas alagoanas. Ele ressaltou o esforço de articulação das cooperativas para participarem das rodadas de negócios e expandirem seus negócios para o mercado internacional.
Na última edição realizada em Alagoas, houve a participação de seis compradores internacionais, que se reuniram com 14 empresas locais. Os produtos oferecidos incluíam mel, própolis, sucos, coco, tapioca, farinha, granola, entre outros itens prontos para conquistar mercados internacionais.
Além das rodadas de negócios, o evento buscava sensibilizar autoridades e empresas locais sobre a cultura exportadora, abordando oportunidades e desafios para as exportações. O resultado dos esforços é visível no crescimento das exportações alagoanas, que tiveram um aumento de 60,3% em relação a 2022, atingindo um total de US$ 943,3 milhões em 2023.







