O Consórcio Nordeste tem se mostrado uma plataforma eficaz para fortalecer a capacidade de dialogue entre os estados e o Governo Federal, além de facilitar a interação com organismos internacionais e instituições que são vitais para o desenvolvimento regional. Segundo Júlio Cézar, secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, a presença de Alagoas neste consórcio já era notável, mas agora, sob a liderança de Paulo Dantas, as expectativas de progresso são ainda maiores. “Este novo momento da nossa região será aproveitado para se avançar em áreas como educação, tecnologia e inovação”, ressalta Júlio.
O secretário enfatiza que a Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) tem um papel fundamental na articulação e coordenação de relações institucionais tanto no Brasil quanto fora dele, projetando Alagoas e o Nordeste como regiões estratégicas para o desenvolvimento sustentável e cooperação internacional.
Durante essa assembleia inaugural, além da posse do novo presidente, serão abordadas questões pertinentes da Agenda 2026. A pauta inclui debates sobre infraestrutura com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, além de uma apresentação do programa Nordeste Criativo liderado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. O evento também contará com a assinatura de acordos de cooperação técnica com o Sebrae e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Outros assuntos a serem discutidos incluem um estudo sobre a “Descarbonização da frota pesada do Nordeste”, apresentado por José Sérgio Gabrielli, e a definição da agenda internacional do Consórcio. O Consórcio Nordeste, que une os nove estados da região, foi criado para promover a cooperação entre os governos estaduais e é estruturado em Assembleia Geral de Governadores, Presidência rotativa e Secretaria-Executiva responsável pela implementação de ações e projetos.
Para garantir a cobertura do evento, a imprensa e os participantes devem realizar credenciamento por meio de um link específico disponível para registro. Assim, a assembleia promete não apenas ser um marco político, mas também um espaço de reflexões e propostas para o futuro do Nordeste brasileiro.
