Em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), prepara um evento especial: a Semana do Folclore, que acontece de 20 a 24 de agosto. Diversas atividades serão realizadas em vários locais, incluindo o Shopping Pátio Maceió, o Mercado das Artes 31, o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) em Maceió, e na Praça Central de Coruripe. A iniciativa visa a promover a cultura popular e proporcionar ao público uma imersão nas tradições que definem a história e a identidade de Alagoas.
No Shopping Pátio Maceió, a programação inclui a exposição "Folclore: Cores e Ritmos" do artista Roniekson Okobayewe, além de variadas oficinas gratuitas que abordam temas ligados às tradições folclóricas do estado. Cada oficina terá a duração de 60 minutos, com turmas de até 15 pessoas, e será ministrada por Roniekson Okobayewe e Wilson Santos. As atividades incluem confecção de Bonecas de Pano, Chaveiros, Pintura, Chapéu de Guerreiro de Alagoas e Bizunga. As apresentações culturais começarão às 16h e contarão com a participação de grupos como Axé Zumbi, Pastoril Estrela Cadente e Taieiras, entre outros.
No Mercado das Artes 31, o evento terá apresentações de grupos folclóricos alagoanos como o Pastoril Bailado dos Insetos, a Mestra do Patrimônio Vivo Zeza do Coco, o Guerreiro São Pedro Alagoano e o Coco de Roda Ganga Zumba. A programação iniciará diariamente a partir das 17h30.
O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) abrigará a exposição coletiva "Folklore a Sabedoria Popular", com curadoria do artista visual Levy Paz. A mostra ficará disponível até o dia 30 de agosto e contará com aproximadamente 20 peças, incluindo desenhos, pinturas, esculturas e fotografias de artistas locais. O museu estará aberto para visitação de terça a quinta-feira, das 9h às 16h, e às sextas-feiras, das 9h às 14h.
Em Coruripe, o IV Festival do Folclore de Coruripe 2024 será realizado no dia 23 de agosto, a partir das 19h, na Praça Central. O festival incluirá apresentações culturais, performances teatrais, rodas de capoeira e a entrega de certificados a participantes e representantes dos grupos culturais envolvidos. Entre os destaques estão as apresentações do grupo Taieiras de Coruripe, do Xaxado Asa Branca e do Ballet Municipal de Coruripe.
A Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a relevância do evento: "A Semana do Folclore é uma oportunidade para celebrarmos e valorizarmos as tradições que fazem parte da nossa identidade cultural. O evento não apenas destaca a riqueza das nossas manifestações folclóricas, mas também reforça nosso compromisso em preservar e promover a cultura de Alagoas."
Confira a programação completa:
SHOPPING PÁTIO MACEIÓ
- Exposição "Folclore: Cores e Ritmos" (20 a 24 de agosto, das 9h às 20h)
- 20 de agosto: 16h – Bumba Meu Boi; 17h – Oficina; 18h30 – Baianas Mensageiras de Santa Luzia
- 21 de agosto: 16h – Pastoril Estrela de Belém; 17h – Oficina; 18h30 – Guerreiro Campeão do Trenado
- 22 de agosto: 16h – Axé Zumbi; 16h – Diplomação dos Novos Mestres do Patrimônio Vivo; 17h – Oficina; 18h30 – Fandango do Pontal
- 23 de agosto: 16h – Pastoril Estrela Cadente; 17h – Oficina; 18h30 – Guerreiro Raio de Sol
- 24 de agosto: 16h – Taieiras; 17h – Oficina; 18h30 – Baianas
MERCADO DAS ARTES 31
- 20 de agosto: 18h – Pastoril Bailado dos Insetos
- 21 de agosto: 18h – Mestra Zeza do Coco
- 22 de agosto: 17h30 – Guerreiro São Pedro Alagoano; 18h30 – Baianas da Mocidade
- 23 de agosto: 18h – Baiana Flor do Bairro; Coco de Roda D. Marcos
- 24 de agosto: 18h – Coco de Roda Ganga Zumba
MUSEU PALÁCIO FLORIANO PEIXOTO
- Exposição "Folklore a Sabedoria Popular" (até 30 de agosto, de terça a quinta das 9h às 16h, e sexta-feira das 9h às 14h)
CORURIPE
- 23 de agosto: IV Festival do Folclore de Coruripe 2024, a partir das 19h na Praça Central
*Programação sujeita a alterações.