ALAGOAS – Secretários executivos da Sesau fortalecem o SUS no 8º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde em Alagoas

Os secretários executivos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) marcaram presença no 8º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorreu nesta segunda-feira (3). O evento, organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), tem como objetivo promover a troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o congresso, os gestores e profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos e de outras regiões do Brasil se reuniram para debater questões relevantes sobre a Política Nacional de Saúde, com foco na gestão municipal e sua participação no pacto federativo. Além disso, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades políticas estaduais também estiveram presentes.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo, abordou a importância de unir esforços entre o Ministério da Saúde, a Sesau e os municípios por meio do Cosems/AL para aprimorar as políticas de saúde e elaborar campanhas de prevenção de doenças para a população.

Já o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Monteiro, destacou o comprometimento da gestão em discutir novas políticas públicas na área da saúde. Ele ressaltou a relevância do congresso para o desenvolvimento de políticas públicas e a importância de dialogar com profissionais que contribuem para a saúde pública em Alagoas.

Guilherme Lopes, secretário-executivo de Ações de Saúde da Sesau, participou de um painel sobre o financiamento do SUS e a gestão dos fundos municipais de saúde, onde defendeu a necessidade de mais recursos da União para a saúde e o repasse direto aos municípios.

O presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, agradeceu o apoio da Sesau na realização do evento, reunindo mais de mil profissionais da área da saúde do Brasil inteiro. O congresso proporcionou um espaço fundamental para discussões que visam aprimorar a qualidade e eficiência do SUS em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo