ALAGOAS – Secretário de Saúde de Alagoas Avança em Protocolo Unificado para Combate à Meningite

No último dia 25 de julho, Brasília recebeu uma reunião de suma importância para a saúde pública de Alagoas. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, e o secretário Executivo de Gestão Interna, Éder Correia, participaram de um encontro no Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI). O objetivo foi discutir um protocolo unificado para o tratamento e prevenção da meningite, visando a padronização dos esforços para combater a doença no estado.

A reunião contou com a presença de diversas autoridades sanitárias, incluindo o diretor do DPNI, Eder Gatti, o secretário adjunto, Rivaldo Cunha, a coordenadora-geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública (CGVR), Greice Madeleine, e a coordenadora-geral de Incorporação Científica e Imunização no Programa Nacional de Imunizações (PNI), Ana Catarina de Melo. Com uma pauta robusta, os participantes se dedicaram a traçar estratégias conjuntas que possam ser implementadas nos 102 municípios alagoanos.

Após o encontro, Gustavo Pontes de Miranda enalteceu a importância da reunião. “Foi um encontro muito proveitoso! Viemos com a missão dada pelo governador Paulo Dantas de dialogar e solicitar o auxílio do Ministério da Saúde para padronização de um protocolo para o tratamento e prevenção da meningite. E, como sempre, o Ministério da Saúde tem atendido a todas as solicitações realizadas pelo nosso estado. Temos trabalhado incansavelmente pelo desenvolvimento do estado, com um coração voltado para cuidar das pessoas que mais precisam”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo com Gustavo, representantes do Ministério da Saúde virão a Alagoas para alinhar essas estratégias, garantindo que todas as unidades de saúde do estado sigam um protocolo unificado. “O Dr. Eder Gatti estará em Alagoas no dia 13 de agosto para agendas com os municípios, de modo a assegurar que essa nova conduta seja implementada de forma uniforme. Nosso objetivo é priorizar o atendimento precoce, prevenindo a transmissão dessa doença que tem tirado a paz e gerado preocupações, especialmente em relação a nossas crianças e pessoas mais vulneráveis”, adicionou.

Eder Gatti, por sua vez, detalhou as estratégias que devem ser aprimoradas no estado. “Demonstrando uma enorme preocupação do governo do Estado com a situação da meningite em Alagoas, discutimos várias estratégias que podemos desenvolver em parcerias. Nosso foco é ajustar a assistência, melhorar a comunicação e reforçar as ações de vigilância para conter a ocorrência dos casos de meningite no estado”, elucidou Gatti.

Com o comprometimento das lideranças envolvidas, a perspectiva é de que Alagoas consiga implementar um protocolo eficaz, capaz de enfrentar a meningite com ações coordenadas e integradas, proporcionando maior segurança e saúde para sua população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo