ALAGOAS – Secretário de Educação de Alagoas debate alfabetização em seminário nacional em Brasília

O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, será um dos participantes do Seminário Nacional pela Alfabetização, que acontecerá a partir desta terça-feira (19) em Brasília. O evento reúne autoridades em educação e representantes de organizações civis, estados e municípios para debater estratégias para o desenvolvimento de políticas educacionais de qualidade.

Beltrão foi convidado para compor a mesa redonda que encerrará o encontro, onde discutirá a necessidade de se construir uma agenda nacional para a alfabetização. Entre os temas a serem abordados, estão a formação de professores e o desenvolvimento de materiais didáticos.

O secretário afirmou estar honrado com o convite e ressaltou que o Governo de Alagoas busca fortalecer cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem. Ele destacou o programa Criança Alfabetizada, instituído pelo governador Paulo Dantas, que tem como meta alfabetizar todos os alagoanos na idade certa, com premiação das escolas com melhores resultados. O programa já alcançou 1.837 escolas e 74.741 crianças das redes estadual e municipal.

Além do secretário, a coordenadora estadual do programa Criança Alfabetizada, Patrícia Torres, também estará presente no seminário. Ela mediará uma mesa redonda sobre o papel do Poder Executivo e da escola para garantir a alfabetização de crianças. Torres ressaltou a importância do debate para viabilizar um sistema educacional mais inclusivo e eficaz.

O evento contará ainda com a presença de três ministros, incluindo o ministro da Educação, e será transmitido online. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do seminário. Até o momento, Alagoas figura como o terceiro estado com maior participação, totalizando 18.019 pessoas inscritas.

O Seminário Nacional pela Alfabetização é uma oportunidade para discutir e buscar soluções para o desafio da alfabetização no país. A participação de representantes de diferentes estados e instituições traz uma diversidade de experiências e conhecimentos, contribuindo para aprimorar as políticas públicas voltadas para a alfabetização na idade certa.

Sair da versão mobile