Durante a visita, o governador Lessa destacou a importância da parceria entre o Estado e o Governo Federal para o custeio dos hospitais. Segundo ele, Alagoas passou a receber um incremento mensal de R$ 33,6 milhões na verba de custeio das unidades gerenciadas pela Secretaria de Saúde (Sesau). Isso proporciona um alívio no orçamento da secretaria, permitindo investimentos em infraestrutura, manutenção e custeio de novos programas.
Um dos programas apresentados durante a visita foi o Bate Coração, que tem sede no Hospital do Coração Alagoano, mas será estendido para toda a rede de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado. O objetivo do programa é oferecer assistência cardiológica de qualidade, reduzindo o tempo de resposta e otimizando o tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Através da interconexão por telemedicina, o programa disponibilizará informações relevantes em tempo real para os profissionais de saúde.
Helvécio Miranda Magalhães Júnior elogiou as novas unidades hospitalares, ressaltando que seguem o mesmo padrão dos hospitais construídos nos grandes centros. Ele destacou que, ao contrário do que ocorreu no ano passado, o Governo Federal está trabalhando em parceria com a gestão estadual alagoana, corrigindo os prejuízos causados pela gestão anterior. O secretário reforçou a importância da união e reconstrução nesse momento.
O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, explicou que o programa Bate Coração trará uma série de benefícios, como a detecção precoce de doenças cardíacas e o tratamento rápido do IAM, reduzindo a mortalidade e as sequelas graves. Além disso, o programa fortalecerá a capacidade do sistema de saúde local para lidar com emergências cardiovasculares.
A comitiva que acompanhou o secretário Helvécio Miranda incluiu os diretores dos hospitais visitados, Antônio Luciano Lucena Filho e Otoni Veríssimo, além de políticos locais. A visita foi considerada um sucesso, mostrando a importância da parceria entre o Governo Federal e o Estado de Alagoas na melhoria da saúde pública. A expectativa é de que haja mais investimentos e avanços nos próximos anos.