Durante a missão, a delegação visitou o escritório da APEX Brasil, em Portugal, para explorar oportunidades de exportação de frutas e mel para a União Europeia. Também houve apresentação do portfólio da Unicafes Nacional, destacando produtos das cooperativas da agricultura familiar. Na Embaixada do Brasil em Lisboa, discutiu-se a promoção das exportações de frutas brasileiras. Participaram, ainda, cooperativas alagoanas como Carpil e Uniprópolis.
A presença de Alagoas foi especialmente marcante na Fruit Attraction, a maior feira de fruticultura do mundo, realizada em Madrid. Targino destacou a importância desse evento para Alagoas, que está prestes a implementar a nova etapa do projeto Planta Alagoas, com grande investimento em mudas frutíferas através do programa Frutifica Alagoas. Estas iniciativas são vistas como estratégias para fortalecer a produção local e abrir novas oportunidades de negócios com o mercado europeu.
Além disso, as exportações brasileiras para Portugal e Espanha têm demonstrado crescimento. Em 2024, para Portugal, as exportações somaram US$ 3,5 bilhões, enquanto para a Espanha, os números atingiram US$ 10 bilhões, aumentando 26,9% em relação a 2023. Daniel Alex Fortunato, chefe da delegação e secretário nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, enfatizou a importância do intercâmbio para a governança e para o fortalecimento da produção brasileira em cenário internacional. Representantes de várias regiões do Brasil, incluindo Distrito Federal e Minas Gerais, também integraram a delegação.