ALAGOAS – Secretaria Executiva da Agricultura Familiar debate unificação da assistência técnica em fórum do Consórcio Nordeste em São Luís

Na última quinta-feira (13) e sexta-feira (14), representantes das Secretarias de Agricultura nordestinas se reuniram em São Luís, no Maranhão, para participar do 22º Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto. O encontro, promovido pelo Consórcio Nordeste, teve como principal tema a discussão sobre a criação do Sistema Unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (SuAter) e a necessidade de uma assistência técnica unificada para os agricultores familiares da região.

A iniciativa contou com a participação do secretário executivo da Agricultura Familiar de Alagoas, Ronaldo Targino, que destacou a importância do evento para o planejamento e alinhamento das ações do SuAter. Targino ressaltou que o Nordeste abriga cerca de 14 milhões de agricultores familiares, que correspondem a quase metade de toda a produção da agricultura familiar no Brasil, de acordo com dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).

Durante o fórum, também foi realizada uma reunião extraordinária da Câmara Temática da Agricultura Familiar, com o objetivo de discutir estratégias e ações para melhorar a assistência técnica no campo. A parceria entre a Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, o Governo do Maranhão e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA viabilizou a realização do evento.

Segundo Targino, a presença do Governo Federal no evento foi fundamental para o desenvolvimento do SuAter, que está em processo de criação. O secretário executivo ressaltou a importância de debater de forma conjunta a atuação do sistema único, especialmente na região Nordeste, que tem um papel fundamental na produção agrícola familiar do país.

Com discussões produtivas e a participação de representantes de diferentes estados nordestinos, o fórum foi considerado um sucesso pelos organizadores, que destacaram a importância do debate para o fortalecimento da agricultura familiar na região.

Sair da versão mobile