Durante 15 dias, a equipe da Semarh percorreu 28 municípios alagoanos, do litoral ao sertão, para realizar a manutenção de todos os equipamentos e a atualização de chips nas estações hidrometeorológicas. O gerente de Gestão de Rede de Monitoramento, Brunno Castro, explicou que a limpeza dos pluviômetros e dos painéis solares, o reset dos equipamentos e o download dos dados armazenados fazem parte da rotina padrão das manutenções preventivas, que ocorrem a cada quatro meses.
Além da manutenção, houve a substituição dos chips de armazenamento, coleta e envio de dados em tempo real para a Sala de Alerta, fornecendo informações hidrometeorológicas da região. Isso auxilia na análise de cenários de risco de desastres naturais e na emissão de alertas, sem interrupção ou perda de dados. A ação beneficiou seis das sete regiões do estado, incluindo Litoral, Zona da Mata, Sertão, Sertão do São Francisco e Baixo São Francisco.
O secretário Gino César destacou a importância da iniciativa para a segurança da população alagoana e reforçou o compromisso contínuo de aprimorar a prevenção a desastres naturais em todas as regiões do estado. A implementação da nova rede de monitoramento está em andamento e tem como objetivo atingir 100% de cobertura no monitoramento meteorológico em todos os municípios alagoanos, colocando o estado como pioneiro no país nesse aspecto.
A Semarh ressaltou que a iniciativa contribuirá significativamente para a emissão mais rápida de avisos e alertas aos órgãos de proteção e defesa civil, reduzindo os riscos para a população e aprimorando as atividades da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh. A ação é parte de um esforço contínuo para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos de Alagoas.
