Para solicitar o documento, o artesão cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) deverá procurar a sede da Sedics, na Av. da Paz, no Jaraguá, e apresentar a Carteira Nacional do Artesão. A emissão da declaração segue até esta sexta-feira (10).
A documentação é emitida pela representação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em Alagoas junto à Sedics, e deverá ser apresentada para a inscrição nos editais para o Prêmio Nelson da Rabeca para o Artesanato Alagoano, que se insere nas políticas de valorização e difusão da cultura alagoana.
De acordo com a gerente de Design e Artesanato do Alagoas Feita à Mão, Anne Ferreira, mais de 400 certidões foram emitidas nos últimos dias. “Ficamos extremamente felizes com a expressiva procura dos artesãos alagoanos à nossa gerência para obter uma das declarações necessárias para participar do edital. Isso mostra o quanto nossas ações estão alcançando e beneficiando cada vez mais os artesãos do estado”.
A Lei Paulo Gustavo Alagoas permite que os artesãos tenham a oportunidade de submeter suas ações e projetos aos editais dos órgãos federativos, alavancando suas iniciativas. É um marco que representa o maior investimento cultural destinado à expansão de projetos criativos em função do fortalecimento cultural. Através do artesanato é possível destacar a identidade cultural do Estado e consolidação do patrimônio histórico.
A iniciativa da Sedics em emitir as declarações para os artesãos participarem da Lei Paulo Gustavo Alagoas reforça o compromisso do governo estadual em promover e valorizar a cultura local, além de proporcionar oportunidades para os trabalhadores artesanais expandirem seus projetos criativos. Com o prazo para a solicitação se encerrando nesta sexta-feira, a Sedics incentiva todos os artesãos cadastrados a não perderem essa chance de participar dos editais.
