O tema central do encontro é o “Financiamento do Sistema Socioeducativo”, abordando questões cruciais e desafios relativos ao custeio das políticas públicas voltadas para a promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em conflito com a lei. Representando o Governo de Alagoas, o secretário executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência, Fábio Oliveira, destacou o compromisso do estado em manter seu sistema socioeducativo como um exemplo nacional.
“Esta reunião do Fonacriad é uma oportunidade para alinharmos estratégias com outros estados e propor soluções que garantam a eficiência e o aperfeiçoamento contínuo do sistema socioeducativo. Essa troca de experiências é fundamental para avançarmos na construção de um sistema mais eficiente e humanizado”, afirmou Oliveira.
Durante os três dias de evento, serão realizados debates, exposições e mesas-redondas, onde os participantes poderão aprofundar a discussão sobre o financiamento do sistema socioeducativo e compartilhar experiências e metodologias bem-sucedidas de diferentes estados. O objetivo primordial é construir propostas implementáveis para melhorar o atendimento socioeducativo em todo o Brasil.
“A presença no Fonacriad nos permite estreitar laços com os demais estados, compartilhando experiências bem-sucedidas que temos em Alagoas e aprendendo com práticas e metodologias eficazes de outras regiões. Trata-se de um momento de colaboração visando novas perspectivas para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa”, ressaltou o secretário.
O Fonacriad prossegue até esta sexta-feira, culminando com a aprovação da Carta do Fórum e a escolha da sede para a terceira reunião técnica. O evento, além de promover uma rica troca de conhecimentos, busca fortalecer o sistema socioeducativo de todo o país, consolidando medidas que assegurem a proteção e desenvolvimento de jovens e adolescentes em conflito com a lei.