A Setur mantém um stand de 80 metros quadrados, onde são expostos diversos aspectos culturais do Estado de Alagoas, como o artesanato local, a rica gastronomia e as famosas cachaças que compõem a Rota da Cachaça. Além disso, 40 hotéis alagoanos marcam presença no evento, representando a cadeia turística do estado. A exposição é uma oportunidade de ouro para estabelecer contatos, fortalecer parcerias e promover o turismo alagoano.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, a participação na ABAV Expo é estratégica para posicionar Alagoas como um dos principais destinos turísticos do Brasil. “Durante a Abav é comemorado o Dia Mundial do Turismo, e não teria ocasião melhor para tal comemoração do que promover o Destino Alagoas neste evento consolidado e de referência. No último ano, nosso destino se destacou, fazendo importantes conexões no setor e fortalecendo o turismo do estado. Nesta edição, continuaremos com nosso trabalho de promoção e marketing, impulsionando ainda mais nossas regiões turísticas,” destacou Bárbara Braga.
Além da promoção do turismo em Alagoas, a feira também servirá de palco para o lançamento da campanha oficial do réveillon de Alagoas. De acordo com Bárbara Braga, a campanha será apresentada a todos os presentes, reforçando a posição do estado como “a capital nacional do réveillon”. “Chegamos na Abav para mostrar que Alagoas é a capital nacional do réveillon, com festas para todos os públicos e atrações nacionais e internacionais, complementando a beleza natural do nosso estado,” acrescentou.
O evento atraiu não só representantes do trade turístico, como agências de viagens, companhias de cruzeiros e operadoras de viagens, mas também a imprensa especializada em turismo, diversos destinos nacionais e internacionais, e companhias aéreas. A feira contará ainda com um espaço para capacitações, o “Abav Talks”, que visa a troca de experiências por meio de palestras e painéis liderados por especialistas de diversas áreas. O espaço é dividido em quatro temáticas: arena especialização, arena inovabilidade, arena estratégia e arena vivências e lazer, com um total de cerca de 60 palestras ao longo dos três dias de evento.
A Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV) organiza o evento. A entidade zela pelos interesses das agências de viagens no Brasil e promove ações fundamentais para o desenvolvimento do turismo nacional, sendo uma figura de destaque dentro do Conselho Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo. A ABAV, além de ser um guia para o setor, atua também como um incentivo para os diversos segmentos e nichos do mercado turístico brasileiro.