Durante a reunião, os conselheiros apresentaram as demandas das comunidades das regiões atendidas pelas oito Bases Comunitárias de Segurança em Maceió e Marechal Deodoro. As demandas foram elencadas e serão direcionadas aos órgãos competentes pela SSP. O secretário executivo de Gestão Interna da SSP, José Carlos dos Santos, destacou que as questões relacionadas ao efetivo, ampliação de serviços das forças de segurança pública, combate à criminalidade e reformas em prédios das instituições ligadas à SSP serão pontuadas junto às polícias Militar, Civil, Científica e ao Corpo de Bombeiros Militar.
Além disso, foram discutidas demandas externas, como iluminação precária, pavimentação e ampliação do serviço do Programa Ronda no Bairro, pertencente à Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev). A ação de ouvir os representantes comunitários faz parte da filosofia de polícia comunitária desenvolvida em Alagoas há mais de uma década, visando ampliar a aproximação das pessoas com as forças de segurança.
A reunião também contou com a presença dos comandantes das Bases Comunitárias de Segurança, do tenente Rômulo da Polícia Militar, da superintendente de Projetos Sociais da Secretaria de Estado da Infraestrutura, do assessor executivo da Seprev e do secretário de Segurança Cidadã de Maceió. A ideia é que, por meio da colaboração entre a comunidade e as forças de segurança, seja possível desenvolver políticas que garantam mais segurança e sossego à população.