Estiveram presentes os secretários Flávio Saraiva, de Segurança Pública, e coronel Patrick Madeiro, responsável por Políticas de Segurança Pública. Integrantes do GSI exploraram o avançado sistema de videomonitoramento que integra câmeras estrategicamente posicionadas em Maceió e Arapiraca, com o fogueteo de botões de pânico e totens dotados de câmeras.
O secretário Flávio Saraiva destacou a importância da visita para o fortalecimento da parceria entre Estado e União no combate ao crime organizado. A comissão também recebeu elogios de José Benoni Carneiro, secretário-adjunto do GSI, que destacou o uso eficiente do cercamento eletrônico em Alagoas, sugerindo uma possível ampliação da integração entre sistemas federais e estaduais para otimizar a armazenagem e análise de dados.
O capitão de fragata Rodrigo Garcia, capitão dos Portos de Alagoas, ressaltou a visita como um passo importante para alavancar capacidades de monitoramento, sobretudo nas fronteiras marítimas do estado. Os presentes enfatizaram a relevância de uma abordagem conjunta entre governos federal, estadual e municipal para aprimorar a vigilância.
O périplo incluiu uma visita ao Cisp do Tipo 3, que abriga o Bope e é fruto de uma parceria entre o Governo de Alagoas e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com um investimento superior a R$ 16,7 milhões. A instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira está em consonância com o Decreto nº 8.903 de 2016, que institui o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, mirando a cooperação entre órgãos de segurança e a sociedade para combater crimes transnacionais.
A comitiva do GSI permanecerá em Alagoas até esta sexta-feira, 20, com nova reunião programada no Porto de Maceió.