De acordo com a coordenadora do Núcleo de Regulação da Sesau, Lysgreth Sanchez, esta é a primeira equipe regulada diretamente pela Sesau em uma unidade hospitalar privada que presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). Sanchez ressaltou a importância do treinamento para garantir que as transferências de pacientes ocorram de forma rápida e dinâmica, melhorando o acesso aos leitos da rede de saúde estadual.
A criação do Núcleo Interno de Regulação em um hospital privado representa um grande avanço para o estado de Alagoas. Segundo Lysgreth Sanchez, o objetivo é acelerar e melhorar o processo de regulação dos pacientes até o leito, garantindo um acesso mais ágil aos serviços de saúde.
Durante a capacitação, os profissionais tiveram a oportunidade de aprender sobre o funcionamento do sistema de regulação e como os dados impactam o processo de regulação do Estado. A Central Estadual de Regulação de Leitos é responsável pela logística, organização e transferências de pacientes que residem nos 102 municípios alagoanos. Ela transfere os pacientes que necessitam de internação hospitalar ou cirurgias, para as 26 unidades no Estado, incluindo as da Sesau e os hospitais filantrópicos e particulares que possuem leitos contratualizados para o SUS.
Durante a capacitação, o enfermeiro Edson Silva ressaltou a importância do curso para a integração da equipe. Segundo ele, o Hospital Carvalho Beltrão servirá de modelo para os demais hospitais que precisarão fazer o processo de integração, contribuindo para as transferências dos pacientes que necessitam de regulação.
A Sesau tem buscado fortalecer a regulação e a qualidade dos serviços de saúde em Alagoas, visando sempre atender da melhor forma possível a população alagoana. A capacitação dos profissionais que irão atuar na regulação estadual é um passo importante para garantir o acesso ágil e eficiente aos serviços de saúde, melhorando as condições de atendimento e a qualidade de vida dos pacientes.