ALAGOAS – Secretaria de Saúde de Alagoas Anuncia IX Fórum Perinatal Focado em Gravidez na Adolescência



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas anunciou a abertura das inscrições para o IX Fórum Perinatal de Alagoas de 2024, que ocorrerá no próximo dia 27, no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas, localizada no bairro Jatiúca, em Maceió. Este importante evento tem como principal objetivo fornecer orientações cruciais aos municípios sobre os procedimentos adequados para a notificação de casos de gravidez em adolescentes, visando assegurar um pré-natal de qualidade para estas jovens mães.

Destinado especificamente a enfermeiros, coordenadores da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica, conselheiros tutelares e técnicos das maternidades da I Macrorregião de Saúde, o fórum é uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento profissional e a troca de experiências. As inscrições podem ser efetuadas através do link oficial disponibilizado pela organização do evento.

Com o tema “Informando e Protegendo: Notificação de Gravidez na Adolescência,” o IX Fórum Perinatal de Alagoas será realizado em colaboração com a Rede de Atenção às Violências (RAV) e a Gerência de Vigilância e Controle de Doenças não Transmissíveis. A escolha do tema sublinha a importância de uma abordagem eficaz e responsável frente aos desafios da gravidez na adolescência.

Bárbara Rose, assessora técnica da Rede Cegonha de Alagoas e fisioterapeuta, ressaltou a relevância do fórum como um espaço de conhecimento e diálogo. “Queremos diminuir cada vez mais a incidência de gravidez na adolescência, especialmente na faixa etária dos 13 anos. Existe uma notificação obrigatória que precisa ser feita para todas as gestantes até essa idade, já que mesmo em casos de relação consensual, é considerado estupro de vulnerável”, pontuou Rose.

O Fórum Perinatal não apenas dissemina informações, mas também capacita profissionais de saúde, enriquecendo suas experiências e conhecimentos. A iniciativa é um passo significativo para proteger e orientar as crianças e adolescentes, assegurando que cresçam e vivam cada fase da vida de acordo com sua idade.

Rose enfatizou que eventos como este são fundamentais para a formação contínua dos profissionais de saúde. “O Fórum Perinatal tem o papel não só de informar, mas de capacitar os profissionais, enriquecendo ainda mais as experiências. Na próxima edição, trataremos sobre a gravidez na adolescência, um tema sempre relevante, pois temos que atuar para proteger todas as nossas crianças e adolescentes, pois elas devem viver as fases da vida, segundo sua faixa etária.”

O IX Fórum Perinatal de Alagoas promete ser um marco na discussão e no enfrentamento da gravidez na adolescência, contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais informado e preparado para lidar com essa questão.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo