ALAGOAS – Secretaria de Prevenção à Violência atende pessoas em situação de rua no Benedito Bentes em ação integrada.

Na noite desta segunda-feira (16), a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou uma ação integrada de busca ativa por dependentes químicos e atendimento a pessoas em situação de rua no bairro do Benedito Bentes, em Maceió. A ação contou com a participação das equipes da Rede Acolhe, do Ronda no Bairro e da Casa de Direitos de Maceió, e resultou em diversos atendimentos.

Segundo a coordenadora do Centro de Acolhimento de Maceió, Jullyana Gomes, a ação é de suma importância, pois muitas vezes os dependentes químicos e as pessoas em situação de vulnerabilidade social têm dificuldade em buscar ajuda por conta própria. As ações itinerantes realizadas pela Seprev proporcionam a essas pessoas a oportunidade de terem suas demandas atendidas de forma eficaz, como por exemplo, o acolhimento em comunidades terapêuticas credenciadas à Rede Acolhe.

Durante a ação, a equipe social do Ronda no Bairro e as guarnições operacionais também participaram da busca ativa no Benedito Bentes, realizando o policiamento de proximidade e avaliando as necessidades do público. Vanessa Castro, coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro, destacou a importância do trabalho humanizado realizado pelo Ronda no Bairro e ressaltou que as ações integradas fortalecem ainda mais o trabalho com uma abordagem multidisciplinar oferecida pelas diferentes superintendências.

Além disso, foram oferecidos serviços essenciais voltados para garantia de direitos de forma gratuita pela equipe da Casa de Direitos de Maceió. O intuito é assegurar direitos fundamentais à população em situação de rua, garantindo o acesso a serviços públicos e a sua participação ativa na sociedade. A coordenadora do projeto Cidadão Legal, Josy Souza, destacou a importância da documentação para o exercício da cidadania e explicou que eles levaram à população em situação de rua o acesso facilitado à documentação básica, como Certidão de Nascimento, RG, CPF, entre outros.

Essa ação integrada realizada pela Seprev é uma iniciativa importante no combate à violência e na garantia dos direitos humanos. Além disso, mostra a preocupação do Estado em oferecer suporte e assistência às pessoas em situação de rua e dependentes químicos, buscando proporcionar a eles uma oportunidade de recomeço e superação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo