A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) está se preparando para realizar a 2ª edição do Elas no Governo, um evento que reúne gestoras do alto escalão do Poder Executivo de Alagoas e do Ministério das Mulheres. A programação planejada inclui palestras, rodas de conversa e cursos sobre participação política, liderança e equidade de gênero. O evento está previsto para acontecer no mês de março, em comemoração ao Mês da Mulher.
Segundo informações da Seplag, a programação será dividida em três momentos. O primeiro momento está agendado para o dia 6 de março, no Centro de Inovação, em Jaraguá. Nesse dia, a palestra será ministrada pela secretária nacional do Ministério das Mulheres, Carmen Foro. Além disso, haverá uma conversa com as mulheres do alto escalão do Executivo de Alagoas sobre a atuação à frente das pastas em que são titulares. Este dia específico será aberto ao público, permitindo que outros interessados também participem do evento.
No período de 11 a 13 de março, será realizada uma capacitação para servidoras estaduais sobre liderança feminina. O curso será ministrado por duas especialistas na área, Martha Barbosa e Alessandra Gasparini, com o apoio do Instituto Gesto, organização criada para fortalecer instituições públicas com abordagens pedagógicas.
Segundo a superintendente da Escola de Governo de Alagoas, Emmanuelle Trindade, a realização do evento é uma forma de contribuir para a criação de espaços de diálogo, capacitação e desenvolvimento, impulsionando a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Trindade também destacou o impacto positivo que o evento teve no ano anterior, o que motivou a realização da 2ª edição do Elas no Governo.
Por fim, as ações do Elas no Governo serão encerradas no dia 20 de março, com um bate-papo voltado para as estagiárias do maior programa de estágio de Alagoas, o Primeiro Emprego. O tema abordado será segurança, saúde e comportamento, com a participação de autoridades como a comandante da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas, tenente-coronel Danielli Assunção, a enfermeira e supervisora da Perícia Médica do Estado, Laysa Miranda, e a socióloga e pós-graduada em comunicação, imagem e design estratégico, Danúbia Barbosa.
Essa iniciativa promovida pela Seplag, por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal), reforça o compromisso e a importância de promover a equidade de gênero, além de destacar o valor das mulheres nos órgãos governamentais.