Acompanhando o ministro Camilo Santana e uma comitiva do MEC, Schweickardt aproveitou a oportunidade para reforçar a colaboração entre o Ministério e as esferas estadual e municipal, destacando o papel do MEC como articulador e indutor de políticas públicas. A secretaria celebrou especialmente o avanço de Alagoas no Ideb de 2023, em que o estado superou suas metas, posicionando-se em 9º lugar nacionalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, 7º nos anos finais e 15º no ensino médio.
Além disso, Kátia Schweickardt enalteceu a expansão do programa federal Escola em Tempo Integral em Alagoas. Com uma alta taxa de adesão dos municípios alagoanos, a oferta de jornadas em tempo integral tem se tornado uma prioridade na educação local. Atualmente, a Rede Estadual de Ensino dispõe de 126 escolas com ensino integral, beneficiando aproximadamente 38 mil estudantes. A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, manifestou sua gratidão pela visita e destacou o compromisso contínuo em ampliar a oferta de ensino integral, inclusive com a construção de 57 novas escolas, no âmbito do programa Escola do Coração, que representa um marco no investimento educacional em Alagoas.
Essas iniciativas refletem um compromisso profundo com a educação e prometem transformar o cenário educacional do estado, colaborando para que Alagoas se torne um modelo a ser seguido em todo o Nordeste. Em suma, a visita e os anúncios feitos durante o evento representam passos significativos em direção à melhoria contínua da educação alagoana.