ALAGOAS –

Secretaria de Ciência e Tecnologia Capacita 200 Meninas em Programação com Alagoas Tech

Em um movimento de destaque no cenário tecnológico, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti) anunciou seu apoio ao inovador projeto Alagoas Tech, lançado pelo Instituto Panapaná na quarta-feira, 21 de agosto de 2024. A iniciativa, apresentada no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Maceió, tem como meta capacitar 200 meninas através de cursos online de programação e desenvolvimento de software, visando ampliar a participação feminina no setor de tecnologia.

O evento de lançamento do Alagoas Tech contou com a presença de diversas figuras importantes do setor público e privado. Entre os presentes, estavam a pró-reitora do Ifal, Eunice Palmeira, o diretor do campus, Givaldo Oliveira, o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, conhecido como "Paulão", a presidente do Instituto Panapaná, Camila Siqueira, o diretor comercial do Trakto, Domingos Braga, e Pedro Ivo, superintendente da Secti, que representou o secretário Sílvio Bulhões.

Segundo Pedro Ivo, o Alagoas Tech receberá um suporte significativo por meio do programa Oxetech, também coordenado pela Secti. “Nós do Governo de Alagoas vamos dar um apoio em paralelo, por meio do programa Oxetech que capacita jovens em toda Alagoas. Nossos cursos servirão como um complemento para fortalecer o Alagoas Tech e ampliar oportunidades”, afirmou.

O programa Alagoas Tech pretende fomentar a inserção das alagoanas no mercado de trabalho tecnológico, formando mão-de-obra qualificada e promovendo a geração de empregos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Estado. As vagas são destinadas exclusivamente a meninas e mulheres entre 15 e 29 anos, que estejam cursando o ensino médio em escolas públicas da rede estadual de Alagoas.

Para as interessadas em participar, a inscrição pode ser realizada através do link https://cursos.institutopanapana.org.br/alagoas-tech/. O curso refere-se ao setor de tecnologia e marketing digital, com um foco claro em conectar as participantes às empresas e profissionais da área, abrindo portas para oportunidades reais de carreira.

A iniciativa é um exemplo notável de como parcerias entre órgãos governamentais e o setor privado podem colaborar para a inclusão e igualdade de gênero no mercado de trabalho, especificamente no setor tecnológico. O Alagoas Tech, ao capacitar e empoderar jovens mulheres, não só impulsiona suas carreiras, mas também fortalece a economia local, inserindo profissionais qualificadas em um mercado em constante crescimento e demanda.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo