Esse projeto surge da colaboração entre a Seagri e o programa Alagoas Rural, que é transmitido todos os domingos pela manhã na TV Pajuçara. O “Fala, Seagri!” tem como missão primordial estabelecer uma ponte de comunicação direta entre os técnicos da Seagri e os diversos segmentos relacionados à agricultura e pecuária em Alagoas. Para isso, conta com a participação de entidades vinculadas, como a Emater Alagoas, Iteral e Adeal.
O quadro promete ser um espaço de discussão técnica, oferecendo orientações especializadas para agricultores, associações, cooperativas e todos que se interessam pelo desenvolvimento da agricultura familiar no estado. A intenção, conforme destacou Aline Rodrigues, secretária de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas, é reforçar a estrutura de assistência técnica e extensão rural, que são cruciais para o fortalecimento do setor agrícola e pecuário no estado. “Quando ampliamos a forma de disseminação da informação técnica de qualidade, aumentamos nosso potencial de chegar a todos os lares”, afirmou Rodrigues.
O “Fala, Seagri!” pretende abordar uma variedade de temas de interesse vital para o setor rural. Entre os assuntos que serão explorados estão práticas de cultivo sustentáveis, inovações tecnológicas, manejo de pragas e doenças, além de comercialização e logística de produtos. Há também espaço para incentivar políticas públicas direcionadas ao setor agropecuário. Outro atrativo é a abertura para que os produtores rurais façam perguntas e proponham temas de interesse, tornando o programa interativo e alinhado com as necessidades reais dos agricultores.
Para maximizar o alcance das informações, os episódios do quadro não ficarão restritos à transmissão televisiva. O conteúdo será disponibilizado também no canal do YouTube da Seagri e do programa Alagoas Rural, acessível para um público ainda maior, dentro e fora do estado. Essa iniciativa promete não apenas modernizar a difusão de conhecimento, mas também contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável do campo alagoano.





