A secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, ressaltou que o Prêmio Cria é uma forma de valorizar experiências que contribuam para o desenvolvimento saudável e responsável da primeira infância, estimulando municípios e instituições a ter um olhar mais cuidadoso para essa fase crucial da vida. Os municípios interessados em participar devem enviar solicitação por meio de ofício expedido pela prefeita ou prefeito. Cada município poderá apresentar até três propostas, com prazo final para envio até o próximo dia 24 de novembro. Os ganhadores serão conhecidos no dia 5 de dezembro.
Os critérios que serão considerados incluem a relevância da experiência em abordar questões críticas intersetoriais relacionadas à primeira infância, o impacto social na vida das crianças e suas famílias e a contribuição para a melhoria das condições de vida das crianças na primeira infância, assim como a equidade e inclusão, reconhecendo as necessidades específicas das crianças negras, indígenas e de outras minorias étnicas.
O Prêmio Cria é uma iniciativa que contribui para o cumprimento da Lei Estadual nº 7.965, de 2018, voltada para garantir os direitos das crianças na primeira infância, diminuição das desigualdades e fortalecimento das competências e melhoria das condições de vida das famílias em situação desfavorável para exercerem sua função de cuidado e proteção dos filhos.
O edital completo está disponível para consulta, e os interessados devem encaminhar suas propostas até a data limite. A iniciativa é uma oportunidade para que municípios alagoanos compartilhem suas experiências e sejam reconhecidos por suas contribuições para o desenvolvimento saudável e responsável das crianças na primeira infância. A cerimônia de premiação promete ser um momento de celebração e reconhecimento do trabalho realizado pelos municípios em favor da primeira infância.







