Secretaria da Primeira Infância entrega ambientação do Centro de Parto Normal em Maragogi
A Secretaria de Estado da Primeira Infância realizou, nesta segunda-feira (12), a cerimônia de entrega da nova ambientação do Centro de Parto Normal (CPN) na cidade de Maragogi. O evento integra uma série de ações da campanha Agosto Verde, que visa conscientizar a população sobre os benefícios do parto normal durante o mês dedicado à primeira infância. A ambientação do centro foi pensada para criar um espaço mais acolhedor e lúdico, de forma a proporcionar um atendimento humanizado às gestantes.
Durante a cerimônia, a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, enfatizou a importância desse tipo de parto, destacando os diversos benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. "Nossa entrega de hoje é muito especial porque é pensada com carinho e em cada detalhe para as mães e crianças de Alagoas. Através dessa CPN, a mulher que queira dar à luz de forma natural, obtendo todos os benefícios que esse meio traz tanto para ela quanto para o bebê, será assistida de forma eficiente. Estamos dando essa nova roupagem para o lugar, tornando-o lúdico e receptivo para quem procure seus serviços", afirmou.
Caroline Leite também mencionou que o parto normal favorece taxas mais altas de amamentação, uma recuperação mais rápida da mãe no pós-parto e uma menor probabilidade de complicações. Além disso, é comum que o tempo de internação seja reduzido, aliviando também a demanda sobre os serviços hospitalares.
A entrega do CPN em Maragogi é apenas uma das iniciativas da Secretaria da Primeira Infância para o Agosto Verde. Outra ação recente foi a entrega de uma sala de planejamento reprodutivo no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, além de um Dia D para cadastros no Cartão Cria. Essas ações visam ampliar o acesso das mulheres a serviços de saúde reprodutiva e neonatal de qualidade.
Dados do Ministério da Saúde revelam que Alagoas registrou mais de 15 mil partos entre janeiro e maio deste ano, dos quais quase 7 mil foram normais. Isso indica um crescimento na preferência por esse tipo de parto no estado, evidenciando esforços bem-sucedidos de campanhas de conscientização.
A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades locais e profissionais da área de saúde, que puderam conferir de perto as novas instalações do CPN e participar das atividades comemorativas. Eles reforçaram a importância de iniciativas que promovam o parto humanizado, destacando a ambientação como um fator crucial para o bem-estar das gestantes e de suas famílias.
A nova ambientação será um grande diferencial para as gestantes de Maragogi, servindo não apenas como um ponto de conscientização, mas também como um local seguro e acolhedor para o nascimento dos novos alagoanos.