Essa imersão faz parte da trilha formativa do Fórum Estadual de Organismos de Políticas Públicas para Mulheres de Alagoas, contando também com a participação do Instituto Geni. Durante o curso, foi discutido como o gênero é uma questão política e a relevância das políticas públicas para as mulheres.
O momento foi marcado por palestras e abordagens para promover a integração da rede e proporcionar a aquisição de novos conhecimentos. O curso abordou a questão da mulher negra, indígena e da população LGBTQIAPN+ de forma aprofundada e sistematizada pelo Instituto Geni.
Na sexta-feira, houve palestras das professoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sobre as desigualdades de gênero e da coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CEAM) sobre a rede de enfrentamento à violência baseada em gênero em Alagoas. No sábado, as palestras abordaram políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres e as lutas das mulheres em Alagoas.
A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, ressaltou a importância da qualificação do atendimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em diversos municípios. Ela destacou a necessidade de políticas públicas para as mulheres, além do conhecimento teórico e procedimentos técnicos adequados.
O curso conta com cinco módulos, incluindo imersões, aulas online e visitas aos equipamentos, encerrando a formação no dia 18 de maio. A aula inaugural aconteceu no dia 1º de março, dando início às atividades do Mês das Mulheres. Com uma abordagem dinâmica, o curso busca promover a equidade de gênero nos municípios alagoanos e fortalecer a atuação das gestoras municipais.