Segundo a superintendente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rafaela Seixas, o objetivo do edital é sensibilizar a população alagoana para a importância da prevenção e combate à violência contra os idosos. A ideia é reunir experiências de serviços ou programas que garantam os direitos desse público de forma eficaz.
A convocação para participação é essencial, pois permite reconhecer o trabalho e o empenho dos municípios e OSCs no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Muitas vezes, essas ações são realizadas em grupos de convivência, onde há a disseminação de informações sobre os direitos dos idosos e a realização de trabalhos preventivos.
Os interessados em participar devem preencher um formulário online disponível no site especificado no edital, no período de 11 a 19 deste mês. Os trabalhos inscritos serão apresentados durante o lançamento do Guia Prático de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, previsto para o dia 08 de maio de 2024, em Maceió.
Ressalta-se que tanto o edital quanto o Guia Prático estão em conformidade com a legislação federal e estadual, priorizando a proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Superintendência de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa.