Anax Bruno, superintendente de Políticas sobre Drogas, destacou a importância dessa capacitação para o fortalecimento da inclusão social e do resgate de indivíduos em situação de vulnerabilidade devido à dependência química. Para ele, a atividade também alavancou o conhecimento sobre os perigos do consumo excessivo de álcool e outras substâncias, reforçando, assim, o suporte às entidades que realizam esse combate na região.
De acordo com Anax, “essa preparação foi de suma importância para que os profissionais do município saibam quais são os serviços ofertados pelo Governo do Estado e conheçam os critérios para o encaminhamento de pessoas em dependência química. Estamos fortalecendo a rede de apoio e contribuindo para que mais pessoas tenham suas vidas transformadas através do tratamento”.
A capacitação foi acompanhada por uma busca ativa por dependentes químicos na cidade, o que resultou no acolhimento de uma pessoa. Esta foi encaminhada para tratamento em uma das 23 comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo do Estado, realçando o compromisso da Seprev com o resgate social. Além disso, foi destacada a estrutura disponível para acolhimento, que pode ser acessada por meio dos Centros de Acolhimento em Maceió e Arapiraca, ou através do número 0800.280.9390.
Essas ações visam aproximar a Rede Acolhe da população e oferecer suporte a quem mais necessita, com a expectativa de transformar vidas e reintegrar esses cidadãos na sociedade de forma digna e sustentável.