A secretária da Secdef, Tereza Nelma, destacou a relevância deste reconhecimento, sob a perspectiva de fomentar ações eficazes e inovadoras na promoção e defesa dos direitos dos idosos. “O objetivo é fomentar a construção de políticas públicas eficazes para a população idosa de Alagoas, reconhecendo e valorizando iniciativas bem-sucedidas na rede de garantia de direitos da pessoa idosa”, afirmou.
Denominada “Premiação de Experiências Exitosas no Âmbito da Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”, a iniciativa procura dar visibilidade a projetos excepcionais e incentivar a troca de boas práticas entre os diversos atores da rede. O governo, por meio da Secdef, lançou um edital para premiar essas iniciativas, contemplando duas categorias: órgãos municipais e estaduais, e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.
Uma comissão julgadora, instituída pela secretaria, foi encarregada de avaliar os projetos submetidos, levando em conta critérios como articulação em rede, protagonismo dos idosos, integração de leis, e uso de tecnologias. O evento promete destacar a importância da união de esforços no combate à violência contra a população idosa e no fortalecimento das políticas públicas a seu favor.