O objetivo do acordo é instaurar um projeto de capacitação contínua voltado para integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, em um esforço para ampliar e aprimorar a rede de atendimento dedicada aos jovens alagoanos. Durante o evento, que foi realizado no contexto da aula inaugural do programa Escola de Conselhos, agora sob direção da Ufal, a presença de conselheiros tutelares e outros profissionais do setor foi notável.
O evento contou com uma palestra do professor Humberto da Silva Miranda, coordenador da Escola de Conselhos de Pernambuco, que abordou os desafios enfrentados na defesa dos direitos infantojuvenis, destacando a relevância da formação contínua para esses profissionais. Ele enfatizou a necessidade de uma abordagem colaborativa entre os diferentes atores do Sistema de Garantia de Direitos.
A secretária Arabella Mendonça reforçou sua visão de que a Escola de Conselhos será um foco de formação contínua, destinado a fortalecer a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes em Alagoas. Arabella, que destacou seu vínculo com a Ufal, reiterou seu compromisso em transformar a realidade do estado. O reitor, professor Josealdo Tonholo, destacou também a importância de manter independência e integridade no funcionamento dos conselhos tutelares, frisando a necessidade de evitar influências políticas em suas atividades.
Além dos principais signatários, a solenidade contou com a presença de outras personalidades, como o pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufal, professor Cesar Nonato, e representantes do Ministério Público Estadual, Fórum de Conselhos, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL).