A ocasião especial será integrada à aula inaugural do programa Escola de Conselhos, um projeto que já foi parte da Secdef mas que, agora, devido a diretrizes do Governo Federal, será administrado pela Ufal. Este programa tem como meta promover contínua formação para conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, e adolescentes, bem como outros profissionais que fazem parte do sistema de proteção à infância e juventude.
De acordo com Arabella Mendonça, secretária da Secdef, a parceria com a Ufal é vital para manter vivo o trabalho já desenvolvido pela Escola de Conselhos. A expectativa é que a capacitação ofereça a oportunidade de aperfeiçoar as funções dos profissionais, ao mesmo tempo em que promove uma melhor comunicação e integração interdisciplinar entre eles. Em um esforço abrangente, o projeto pretende cobrir as nove regiões administrativas de Alagoas, tendo como objetivo alcançar cerca de 200 participantes.
Esta iniciativa reafirma o compromisso institucional em fortalecer a rede de atendimento e proteção, assegurando um suporte mais eficaz e especializado para as crianças e adolescentes no estado. Ao investir na formação de quem trabalha diretamente na garantia dos direitos dos jovens, espera-se um impacto positivo nas comunidades locais, promovendo mais segurança e desenvolvimento para essa parcela vital da população.