O treinamento está agendado para 15 de outubro e reunirá representantes de diversas instituições, incluindo o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), a Defensoria Pública do Estado (DPE) e conselhos tutelares. Estes últimos atuam na identificação de ameaças e na aplicação das medidas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Serão oferecidas formações online, adaptadas às necessidades de cada categoria envolvida.
Denise Avelino destacou a relevância do trabalho conjunto entre o Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública para a eficácia do PPCAAM. Tereza Nelma, secretária da Secdef, reforçou a importância da colaboração do Tribunal de Justiça para o sucesso do programa no estado.
A juíza Marina Gurgel, da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ/AL, também manifestou seu compromisso em colaborar com a iniciativa, ressaltando a ambição de Alagoas de se tornar um modelo de atuação para o país. O encontro, realizado no Tribunal de Justiça, contou com a participação de autoridades importantes, como a secretária-executiva da Secdef, Marina Dantas, e o secretário da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ/AL, Hamilton Ramos.