Durante o encontro, foram discutidos projetos e ações que visam promover a segurança alimentar da população que vive em situação de pobreza e extrema pobreza. Dentre as diretrizes apresentadas pela Seades, destaca-se a construção de novos restaurantes populares em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia, além da ampliação de complexos nutricionais no estado.
Outra iniciativa mencionada foi o cartão Alagoas Sem Fome, que visa auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, foram abordadas as cozinhas solidárias, que têm o objetivo de beneficiar diversas famílias carentes.
A reunião também foi palco para a discussão sobre a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas, coordenado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas (Caisan/AL). Durante o encontro, foi reforçada a importância da adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a implantação do Consea nos municípios, com o objetivo de combater as desigualdades sociais.
A Seades e a Caisan/AL pretendem elaborar um plano mais eficaz, com a participação da sociedade civil, a fim de promover a segurança alimentar necessária para a população em situação de vulnerabilidade social. O intuito é criar ações que contribuam significativamente no enfrentamento da fome e da pobreza no estado de Alagoas.