A capital alagoana, Maceió, também foi destaque como um dos destinos mais buscados no primeiro semestre do ano passado no sistema da operadora turística, que atua há 36 anos no mercado. O estudo da companhia analisou o período de janeiro a agosto de 2023 e considerou pacotes internacionais e hospedagens mais procurados pelos turistas.
Segundo a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, esse desempenho positivo é resultado de um intenso trabalho desenvolvido pelo Governo de Alagoas em parceria com a iniciativa privada. A união entre os setores público e privado tem garantido o desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais assertivas para impulsionar o crescimento do turismo no estado. Além disso, esse setor já é o segundo maior da economia alagoana, e ao fortalecê-lo, também se fortalece a geração de emprego e renda para os moradores.
A pesquisa do Bancorbrás Turismo também revelou que a região Nordeste é uma preferência majoritária na escolha dos clientes da agência Voalá. Os encantos naturais da região, como as praias paradisíacas e a rica cultura nordestina, atraem turistas de todas as partes do Brasil.
O feriado da Independência do Brasil, que ocorre no dia 7 de setembro, promete movimentar o turismo em Alagoas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), a ocupação hoteleira para este ano está estimada em 76,83% em todo o estado, superando o percentual do ano passado. A rede hoteleira do estado conta com aproximadamente 47 mil leitos, e estima-se que mais de 36 mil estarão ocupados durante o feriado.
A alta temporada 2023/2024 também promete ser promissora para o turismo alagoano. As companhias aéreas planejam oferecer 43 voos extras somente no segundo semestre deste ano, o que impulsionará ainda mais o setor turístico do estado. Além disso, a temporada de cruzeiros também trará resultados positivos para Alagoas, com 11 navios fazendo 30 paradas no porto de Maceió. Esse aumento de 63% no número de leitos nas embarcações resulta em uma expectativa de que os turistas injetem pelo menos R$ 70 milhões nos estabelecimentos de comércio e serviço em Alagoas.
Com todos esses dados positivos, é fato que Alagoas tem conquistado cada vez mais espaço como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Seu potencial natural aliado ao trabalho de desenvolvimento do setor tem atraído turistas de diversas partes do país, que encontram nesse estado um verdadeiro paraíso a ser explorado.