ALAGOAS – Saúde prossegue com capacitação de profissionais sobre acolhimento a pessoas em situação de rua em Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está realizando uma ampliação no cronograma de capacitações para profissionais de saúde, com o objetivo de qualificá-los no acolhimento e cuidado às pessoas em situação de rua. Essas ações visam garantir uma assistência mais humanizada a esse público e tiveram início no mês de julho, permanecendo até outubro, nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro e Arapiraca.

A capacitação é destinada a toda equipe multiprofissional dos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Ambulatórios 24 Horas. A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo, destaca a importância desse treinamento para a sensibilização dos profissionais de saúde em relação às especificidades da população em situação de rua durante os atendimentos nas unidades de saúde. Ela enfatiza que, mesmo não tendo residência e, muitas vezes, não possuindo documentos, essas pessoas devem ser assistidas de forma igualitária.

A primeira unidade contemplada com a ampliação das capacitações foi o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. A intenção é mostrar todos os direitos dessa população em situação de rua e oferecer um olhar humano para ela. Segundo Elma Liliane de Araújo, a população em situação de rua é bastante sofrida e necessita de uma assistência específica, sem julgamentos.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que a capacitação tem o propósito de melhorar a humanização no atendimento a esse público. Ele destaca a importância de os profissionais de saúde não terem preconceito ou discriminação em relação às pessoas em situação de rua, recebendo-as da melhor forma possível e oferecendo um atendimento qualificado e humanizado.

A Sesau divulgou um cronograma das capacitações, que ocorrerão em diversas datas e unidades de saúde. Entre os locais contemplados estão o HGE, a UPA Arapiraca, a UPA Tabuleiro do Martins, o Hospital Metropolitano de Alagoas, o Hospital da Regional da Mata, o Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa, o Samu Maceió, a UPA Jaraguá, a UPA Cidade Universitária, a UPA Chã da Jaqueira e a UPA Marechal Deodoro.

Essas capacitações são fundamentais para proporcionar um atendimento mais adequado e sensível às necessidades da população em situação de rua. Elas podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde todos tenham acesso aos serviços de saúde de forma igualitária.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo