ALAGOAS – “Saúde promove ações para prevenção e rastreamento do câncer durante o Outubro Rosa em Alagoas”

No mês de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está promovendo uma série de ações voltadas para a prevenção e rastreamento do câncer em Alagoas. Em alusão ao movimento Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar sobre o combate ao câncer de mama e de colo de útero, as atividades serão realizadas em todo o estado até o dia 31 deste mês.

Uma das principais ações é a oferta de exames de ultrassonografia e mamografia para rastreamento, que serão disponibilizados no Centro de Diagnóstico e Imagem (Cedim). Essa iniciativa será voltada para mulheres privadas de liberdade que estão no Presídio Santa Luzia, em Maceió. Além disso, está previsto um workshop sobre coleta e condução dos resultados citológicos, rastreamento do câncer de mama e divulgação dos fluxos de atendimento oncológico.

Durante todo o mês, os municípios alagoanos também receberão material de divulgação relacionado à campanha, disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Nos dias 16 e 17, a equipe técnica da Supervisão de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente irá proferir palestras sobre educação em saúde para as servidoras da Secretaria da Fazenda (Sefaz), com foco na prevenção e no diagnóstico em tempo oportuno do câncer de colo de útero e mama.

A supervisora de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Caroline Leite, destaca a importância do movimento Outubro Rosa na conscientização das mulheres alagoanas. Ela ressalta que a campanha, que teve início nos Estados Unidos na década de 90 e se expandiu internacionalmente, tem como objetivo sensibilizar as mulheres para investirem na prevenção e no diagnóstico precoce, fatores fundamentais para a cura da doença.

Para marcar a ação, diversos prédios públicos também estarão iluminados com luzes de cor rosa, símbolo da campanha. Entre os prédios participantes estão o Museu Palácio Floriano Peixoto, o Memorial à República, o Memorial Teotônio Vilela, o Memorial Gogó da Ema, o Marco dos Corais, o Museu Théo Brandão, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas e o Teatro Deodoro.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que o objetivo das ações é sensibilizar a população e capacitar os profissionais que atuam na assistência quanto às estratégias de prevenção, rastreamento precoce, diagnóstico e tratamento oportuno do câncer de mama e do colo de útero. Ele reforça a importância de contemplar todo o mês de outubro com ações que contribuam para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno para a população, com ênfase aos grupos de risco.

O movimento Outubro Rosa é uma importante campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo de útero, uma vez que essas doenças são bastante comuns em mulheres. A realização de exames preventivos e o diagnóstico precoce podem fazer toda a diferença no tratamento e na cura dessas enfermidades. Por isso, a Sesau está empenhada em promover ações durante todo o mês de outubro, visando levar informação e cuidados para a população alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo