ALAGOAS – Saúde Neonatal: Pediatra Destaca Importância do Teste do Pezinho para Prevenção de Sete Doenças em Alagoas



Em Alagoas, o Teste do Pezinho, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é considerado um procedimento vital para a saúde infantil. Em comemoração ao dia dedicado a essa prática tão crucial, a pediatra da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Sirmani Frazão, destacou a importância do exame que diagnostica sete doenças: Deficiência de Biotinidase, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita, Hipotireoidismo Congênito e Toxoplasmose Congênita. Esta triagem precoce é fundamental para iniciar o tratamento necessário em tempo hábil e evitar complicações mais graves ou até mesmo fatais para os recém-nascidos.

A Dra. Sirmani Frazão explicou que o Teste do Pezinho consiste em uma coleta de sangue do calcanhar do bebê, geralmente realizada entre o terceiro e o quinto dia de vida. Este procedimento é rápido, indolor e pouco invasivo, permitindo a identificação de doenças genéticas e hereditárias que podem ser tratadas precocemente, garantindo o bem-estar e a saúde das crianças.

Para facilitar o acesso ao teste, a coleta de sangue é realizada pelas unidades de saúde dos municípios. Os pais devem consultar as secretarias municipais de saúde para saber em quais Unidades Básicas de Saúde (UBS) o exame está disponível. Isso está em conformidade com a Lei nº 14.154/2021, que aperfeiçoou o Programa Nacional de Triagem Neonatal, reforçando a importância de políticas públicas de saúde preventiva e o compromisso de Alagoas com a saúde infantil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo