De acordo com o calendário atual para vacinação da Covid-19, a população deve ter recebido quatro doses para estar com seu calendário vacinal atualizado. A vacinação teve início em janeiro de 2021 e, mesmo com o fim da pandemia em maio de 2023, o vírus da Covid-19 continua circulando.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que as vacinas não podem ser negligenciadas, pois a Covid-19 vai continuar circulando, com potencial de agravamento e óbito. Ele enfatizou que a maneira mais eficaz de combater o vírus é por meio da vacinação, disponibilizada gratuitamente pelo SUS nos postos de saúde dos municípios.
A Sesau realiza monitoramento diário dos dados de Covid-19 desde março de 2020, incluindo número de casos notificados, confirmados, descartados, recuperados e óbitos. A vigilância abrange a evolução da doença, distribuição de casos e óbitos por município e dados sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
De acordo com o Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde (MS), Alagoas é o terceiro estado do Brasil com a menor incidência de óbitos a cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas da Bahia e do Maranhão. No número de incidência por 100 mil habitantes, o estado também ocupa o ranking com os melhores índices, figurando em segundo lugar entre as unidades com a menor incidência, ficando abaixo apenas do Maranhão.
Além disso, o Grupo Técnico-Científico da Sesau (GTC) realiza reuniões regulares para analisar a situação epidemiológica atual e discutir questões relacionadas à saúde pública, incluindo a Covid-19.
Diante disso, é fundamental que a população esteja atenta à importância da vacinação contra a Covid-19 para a prevenção e controle da disseminação do vírus, mesmo após o fim da pandemia.