ALAGOAS – “Saúde Alagoas expande assistência obstétrica para gestantes em Maceió com ampliação de hospitais”



Saúde Alagoas garante assistência obstétrica às gestantes da capital

Nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirmou que a assistência às gestantes da capital alagoana e municípios da Região Metropolitana de Maceió está devidamente garantida pela Rede Estadual de Saúde.

Com o intuito de proporcionar um atendimento de qualidade, o Hospital da Mulher, localizado no bairro do Poço em Maceió, ampliou a capacidade de atendimento para gestantes de baixo risco, por meio da expansão da equipe de obstetrícia. Além disso, outras maternidades da rede também estão à disposição, como a Maternidade Nossa Senhora da Guia e o Hospital Veredas, destinados às gestantes de baixo risco, e o Hospital Universitário (HU) e a Maternidade Escola Santa Mônica, para as gestantes de alto risco.

O diretor-médico do Hospital da Mulher, João Medeiros, assegurou que a unidade está preparada para suprir a alta demanda após o fechamento da Maternidade Santo Antônio. Ele ressaltou que todas as gestantes serão acolhidas de forma segura e que a unidade está capacitada para recebê-las.

A estrutura materno-infantil do Hospital da Mulher oferece atendimento multidisciplinar, composto por fisioterapeutas, enfermeiros, obstetras e doulas, que são as acompanhantes de parto e oferecem assistência para a mulher no pré-natal, durante o parto e após o nascimento do bebê. Além disso, a unidade também oferece assistência médica ao aborto e gestações ectópicas.

Já a Maternidade Escola Santa Mônica, vinculada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), é referência para casos de alta complexidade. A unidade possui profissionais especializados em neonatologia, atuando em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a rede de assistência à infância.

Em vista do fechamento da Maternidade Santo Antônio, João Medeiros reforçou que o Hospital da Mulher possui todo o suporte necessário para acolher as gestantes e recém-nascidos, garantindo um atendimento eficiente e seguro.

Por fim, é importante ressaltar que tanto o Hospital da Mulher quanto a Maternidade Escola Santa Mônica estão comprometidos em oferecer toda a assistência necessária para as gestantes, garantindo um parto seguro e tranquilo para todas as mulheres atendidas por essas instituições.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo