ALAGOAS – “Samu realiza curso de suporte em cardiologia para profissionais do Hospital Metropolitano, buscando salvar mais vidas alagoanas”

No dia 19/10/2023, às 17:06, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o Curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió. O curso teve como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais de saúde sobre assistência cardiológica, visando salvar mais vidas alagoanas.

O treinamento contou com a participação de 30 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem do HMA. As aulas foram ministradas pelos médicos Jhonat Silva e Jordiran Soares, pelo enfermeiro Heubert Guimarães e pela técnica de enfermagem Katianne Kelly Alves, que fazem parte do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió.

Além das aulas teóricas, o curso também incluiu uma parte prática, na qual foram abordados temas como o uso correto do desfibrilador externo automático, que verifica os batimentos cardíacos e aplica choques elétricos, e os tipos de arritmias e ritmos de uma parada cardíaca.

Após as aulas teóricas, os profissionais participaram de três estações práticas, utilizando equipamentos e manequins fornecidos pelo Samu. O objetivo foi permitir que os profissionais praticassem as manobras estudadas, possibilitando melhorar o atendimento prestado pelo HMA com eficácia e eficiência.

O coordenador do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, ressaltou a importância do curso para a capacitação dos profissionais e destacou que esse foi o primeiro de muitos cursos que serão promovidos pelo Samu para os profissionais do hospital. Ele enfatizou a importância da capacitação continuada para garantir a qualidade do atendimento prestado aos usuários.

O diretor geral do HMA, médico Antônio Luciano Batista de Lucena Filho, também ressaltou a importância da capacitação dos profissionais e agradeceu ao Samu pela iniciativa. Ele destacou que administrar um hospital é um desafio diário e que investir na capacitação dos profissionais é fundamental para melhorar a qualidade do atendimento.

O médico do HMA, Ewerton Fernandes Leitão, que trabalha no Setor de Time de Resposta Rápida (TRR), implantado recentemente no HMA, ressaltou a importância do curso para ampliar os conhecimentos dos profissionais e agilizar os atendimentos. Ele enfatizou que os conhecimentos adquiridos, principalmente na área de ressuscitação cardiopulmonar, serão essenciais para salvar mais vidas.

Este curso de capacitação realizado pelo Samu no HMA é apenas o começo de uma série de cursos que serão promovidos com o intuito de qualificar os profissionais de saúde e garantir um atendimento de qualidade aos pacientes. Com o compromisso de salvar mais vidas, o Samu continua investindo em capacitação e aprimoramento técnico.

Sair da versão mobile