ALAGOAS – Samu promove palestra sobre prevenção e combate à hipertensão arterial em Maceió, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção.

No dia 29 de abril de 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou uma palestra sobre prevenção e combate à hipertensão arterial na Central Maceió. O evento teve como objetivo conscientizar os servidores sobre a importância de cuidar do corpo para evitar problemas relacionados à pressão arterial elevada, que pode afetar diversos órgãos do corpo humano.

A palestra foi ministrada pelo médico do Samu, Rodrigo Nicácio, que destacou a gravidade da hipertensão arterial e os danos que ela pode causar, como problemas cardiovasculares, AVC e danos em órgãos vitais como rins, olhos e pulmões. Nicácio ressaltou que o AVC é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações hospitalares em todo o mundo, afetando principalmente os homens.

Durante o evento, os servidores tiveram a oportunidade de realizar a medição da pressão arterial com as técnicas de enfermagem que atuam no Setor de Saúde Ocupacional. Nicácio também enfatizou a importância da prática de atividade física regular como forma de prevenir não apenas a hipertensão, mas também outras doenças graves, como câncer e diabetes.

A servidora Francisca Gomes, do Setor de Serviços Diversos, destacou a importância da palestra como uma fonte de conhecimento sobre como prevenir a hipertensão arterial no dia a dia, através de ações simples como reduzir o consumo de sal e adotar uma alimentação saudável. Para Cinthia Regina Barreto, enfermeira do trabalho no Setor de Saúde Ocupacional, a ação teve como objetivo principal conscientizar e orientar os servidores sobre a importância do autocuidado e da prevenção de doenças.

A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, ressaltou a importância de cuidar dos servidores e promover ações de conscientização e prevenção de doenças, visando minimizar os impactos do diagnóstico tardio e baixa adesão ao tratamento da hipertensão arterial. A palestra foi mais um passo importante no compromisso do Samu em promover a saúde e bem-estar dos seus colaboradores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo