Durante a palestra, Couto abordou a importância de cuidar da saúde mental em diferentes ambientes, incluindo a família, o trabalho e outros contextos estressantes, como os atendimentos de urgência e emergência. Ele destacou que a saúde mental está relacionada à paz, tranquilidade, bem-estar, qualidade de vida, resiliência, equilíbrio, inteligência emocional, entre outros comportamentos. Além disso, ressaltou a importância de praticar a gratidão, perdoar os fracassos e adotar um estilo de vida mais simples.
Durante a dinâmica realizada, os servidores participaram de um desafio envolvendo passar uma bola com os pés para os colegas, sem tocá-la, e ao final, compartilharam suas impressões sobre a palestra.
Já a ginástica laboral foi conduzida pela professora de Educação Física Aureliana Gomes, que demonstrou diversos movimentos corporais que podem ser realizados no ambiente de trabalho para ajudar a aliviar o estresse e a tensão diária.
Além disso, o enfermeiro Ícaro Sampaio Omena ofereceu sessões de ventosaterapia, um tratamento natural que tem como objetivo filtrar, decompor e expelir toxinas e sangue residual do organismo, promovendo uma melhora na circulação sanguínea e no metabolismo.
A psicóloga do Samu, Amália Jambo Muniz Falcão, ressaltou a importância de oferecer suporte emocional aos profissionais envolvidos em situações de urgência e emergência pré-hospitalar, visando minimizar o sofrimento e ajudar os profissionais a lidar com o estresse.
Por meio dessas atividades, o Samu reforçou seu compromisso em promover a saúde mental e o bem-estar de seus colaboradores, destacando a importância desse cuidado para o bom funcionamento de uma equipe voltada ao atendimento de urgência e emergência.






